Criar uma Loja Virtual Grátis
química no cabelo
química no cabelo

A cor natural do cabelo humano é definida basicamente pela quantidade de melanina(fios pretos e castanhos) ou feomelanina (loiros e ruivos) que cada um de nos possui. Mas nem todo mundo está satisfeito com a melanina que veio de fábrica, e por isso todos os dias milhões de pessoas recorrem a uma série de reações químicas para mudar a cor dos fios. Essas reações envolvem pelo menos três componentes: as moléculas do cabelo, pigmento e substâncias como peróxidos de hidrogênio, amônia ou chumbo, que variam conforme o produto.

O processo de formação de coloração tem inicio com o aplique de água oxigenada (o tal peróxido de hidrogênio), que “resseca” a cor. A maioria também contem parafenilenodiama, ou PPD, substancias proibida em países como: FRANÇA, ALEMANHA, SUÉCIA, mais permitida no BRASIL. E ate o acetato de chumbo, que desde 2016 não podia ser usada em pinturas comercializadas por aqui, voltou a ser permitido recentemente pela(ANVISA).

 

As tinturas do tipo semipermanentes são responsáveis por apenas 10% do mercado. A maioria destes dos corantes utilizados nesse processo possuem baixa massa molar e na grande maioria são corantes derivados de nitro compostos, principalmente de nitrobenzeno , contendo diferentes grupos auxocrômicos que acentuam a cor do grupo nitro presente como cromóforo. Estes produtos são caracterizados principalmente por nitroanilinas, nitrofenilenodiaminas e nitroaminofenóis.

Composições da progressiva: se baseiam em soluções aquosas de sais metálicos. Um exemplo desse tipo de tintura são as que contêm o elemento de chumbo (PB). Essa técnica e uma das mais antigas, sendo que no período greco-romano utilizava-se bastante o oxido de chumbo (PBO) misturado ao hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] e um pouco de água. O chumbo reage com o enxofre das proteínas do cabelo, formando o sulfeto de chumbo, que tem a cor preta.

É uma tintura que permanece mais tempo que as outras, porém tem um aspecto negativo:o chumbo é um metal pesado, que pode acumular no organismo levando a problemas de saúde. Entretanto, não existem evidências que comprovem a relação entre as tinturas de cabelo e o câncer.Quanto á utilização de acetato de chumbo em tinturas capilares progressivas, a (Agência Nacional de vigilância sanitária) diz que os estudos científicos indicam que há uma baixa absorção desta substancia pelo couro cabeludo, mais o seu uso deve ser limitado pelas seguintes restrições:H2O2-H2O+[O]

Esse átomo de oxigênio livre e responsável por degradar as moléculas da melanina do cabelo, que são quebradas, originando moléculas de baixa massa molecular e que apresentam coloração menos

ÁGUA OXIGENADA: é o peroxido de hidrogênio (H2O2) em solução aquosa. Nesse processo ela é dissolvida em uma solução de amônia com pH maior do que 9.

Sendo uma substancia instável, a água oxigenada se decompõe facilmente e, conforme mostra a reação abaixo, formam-se água e oxigênio nascente (isto é, átomo de oxigênio que não estar combinando com outro átomo):H2O2-H2O+[O]

É importante levar em consideração que todo procedimento de tingimento capilar deve ser seguido totalmente como manda as instruções, pois, qualquer ingrediente que seja colocado a menos pode trazer riscos para o próprio fio de cabelo, como por exemplo a fragilidade excessiva dos fios, trazendo a quebra excessiva dos fios: coloração com cor mais fraca ou diferente, podendo acontecer até mesmo a falha total no tingimento, ou seja, a tintura pode não penetrar no cabelo. Então a quantidade certa dos ingredientes é totalmente necessária.

Ao fazer o tingimento capilar, o individuo deve permanecer em locais com sombra, para assim a reação química que irá existir entre a tinta do cabelo, pode acontecer de forma lenta e no seu tempo certo, caso o individuo deixe seu cabelo exposto ao sol, o mesmo pode funcionar como catalizador, pois seu calor aumenta a velocidade da reação química, ou seja, o sol pode acelerar o tingimento devido ao calor e assim, pode trazer riscos a estrutura dos fios deixando-os fracos e quebradiços.

No processo da descoloração capilar a quantidade certa também deve ser seguida para que a descoloração aconteça no tempo certo e tom desejado seja atingido. Caso o descolorante fique tempo demais nos cabelos, além de provocar uma possível alergia no couro cabeludo podendo provocar uma vermelhidão ou até mesmo feridas, os fios de cabelo podem até mesmo cair, pois a descoloração diminui a quantidade de melanina no cabelo e se essa melanina diminuir demais o cabelo fica totalmente fraco.